Negócios entre GDMistas

Bancada de marcenaria

Compartilhe

Alisson Rezende

Masculino Mensagens : 259

Bancada de marcenaria

Mensagem por Alisson Rezende em Seg Jul 03, 2017 11:58 am

Prezados, bom dia!

Já a algum tempo estava fazendo esta bancada, fiz ela pensando em por a venda, mas também a fiz pra testar minhas capacidades como marceneiro, portanto quis fazer um pouco diferente do habitual.

Queria a fazer de uma forma que coubesse no carro e a levasse ao cliente, uma vez que há a necessidade, sempre, de ter uma estação de trabalho onde fosse possível resolver na hora pequenos problemas, de forma profissional.

Ainda, queria estabelecer uma estação de trabalho que me desse um resultado melhor com trabalhos em placas ou pranchas. após pesquisar em alguns livros e na internet, não achei nada parecido com o que precisava, então criei esta bancada abaixo.

No tampo, foi usado IPE e JATOBA, com 4cm de espessura, e coladas 3 peças (2 Ipe e 1 Jatoba) no seu meio com biscoitos. As peças laterais são JATOBA, com encaixe de 4cm. O encabeçamento é de madeira mole, no caso cedro. Fiz isso porque aí é uma parte da bancada que geralmente bate, e usei nesta situação parafusos para ser feita substituição (em meus trabalhos quem conhece sabe que não uso parafusos ou pregos). A morsa dupla foi usado uma tira de imbuia, assim como a lateral contraria. nesta morsa, a madeira que corre fica encaixada dentro do Jatoba.
    A morsa Dupla é feita de fusos de 12mm de rosca quadrada, feitos sob encomenda. As porcas são especificas para este fuso.
    A distancia máxima de peças que podem ser embutidas nesta morsa dupla é de 1 metro taxado. A distancia máxima de peças que podem atravessar entre os fusos e ficar presa é de 57cm com até 6cm de espessura. O travamento ficou excelente, e resolveu um problema pra mim que era básico quando tentava fazer um rabo de andorinha numa peça de 30cm de largura usando uma morsa normal por exemplo; eu tinha de prender por um lado mas bambeava toda a peça, e em decorrencia disso o corte sai de linha.
    Instalei uma morsa do tipo Insertvise da Veritas, e feita a furação de 3/4" para os bench dogs veritas. Com esta segunda morsa consigo admitir peças de até 120cm na bancada. Ficou também bom o trabalho, com excessão de um lascadinho do cedro, mas que não interfere em nada no trabalho.

Sobre as pernas e pés, foram feitos via espiga dupla, e usados cavilhas pra evitar comprometimento de balanço num uso mais severo. Está completamente estabilizada. As pernas e travessas foi usado Imbuia com brancal, já tratados para evitar cupins, e pelo fato de ter alguns pontos mais exuberantes, mesmo com as falhas da propria madeira, achei que seria bacana deixar na forma como está, mais rustica. Não foi lixado ou passado outro produto de acabamento.

O tampo dever ter ficado com peso de 40 a 50KG, e as pernas em torno de 30KG, totalizando cerca de 80KG.
    Ele destaca das pernas, facilmente, levantando. Existem 2 pinos no topo de cada perna que encaixam o tampo.

Peço por ela o valor de 4.000 reais mais frete.

Seguem algumas fotos:

http://imgur.com/a/gny2R

Se alguem quiser se aventurar em fazer a sua, e ficar com dúvida, pode falar comigo pelo whatsapp, ficarei feliz em ajudar. 41-99996-9697
    E, se alguem quiser a madeira pronta para fazer a sua bancada, também posso enviar.

Dimensões totais dela (tampo):
    Altura 80cm
    comprimento 137cm
    Largura 64cm

Abraço a todos,
    Alisson Rezende

Data/hora atual: Qua Jul 26, 2017 9:41 am